UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ
CURSO DE PEDAGOGIA
ANA LÚCIA DA SILVA FONSECA
ANA PAULA DOS SANTOS MESQUITA
DOMINGAS SOARES ALVES
JESSICA DANIELLY SANTOS LIMA
MARA ANDELYANNE LEAL BARROS
RONILMA DOS SANTOS SILVA
A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA COMO UM RECURSO DIDÁTICO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 HISTÓRICO
3 APLICAÇÃO GERAL
4 APLICAÇÃO PEDAGÓGICA
5 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata da evolução da fotografia dentro do contexto histórico sócio-cultural, no qual permite ao ser humano registrar momentos importantes de sua vida. São recordações que nos permitem voltar ao tempo. Dentro dessa proposta percebe-se que a fotografia, ao longo do tempo sofreu várias transformações, que só vieram facilitar diversos trabalhos, já que a aplicabilidade da mesma é bastante abrangente.
Nota-se através deste recurso, o quanto a sua aplicação tornou-se indispensável nas diversas áreas do trabalho humano, dentro de trabalhos acadêmicos, escolares e até mesmo em investigações policiais.
2 HISTÓRICO
Para chegar até as fotos digitais muitas transformações aconteceram ao longo do tempo. E a criação final não pode ser considerada obra de uma pessoa só. Diversos sábios e pesquisadores foram somando conceitos até chegar ao que conhecemos hoje como foto. A começar por Leonardo da Vinci por volta de 1558 quando usava a câmera escura, que foi a base da invenção da fotografia, usada para o registro de imagens. Um personagem importante foi Ângelo Sala, em 1604 descobriu que um composto prata ficava escuro quando exposto ao sol. Johann Heinrich Schulze descobriu que tal substância prata era halógena, que se convertera em prata metálica.
A primeira foto do mundo em 1826
A primeira fotografia: surgiu em 1826 quando o francês Joseph Nicéphore Niépces reproduziu uma imagem numa placa feita de estanho com um derivado de petróleo fotossensível. Com técnicas primárias, a imagem precisou ficar exposta à luz solar por oito horas para ter o resultado final, que foi chamado de “heliografia”. Outro nome importante foi Daguerre que produziu efeitos visuais denominados “diorama”, e foi a partir disso que Daguerre e Niépce passaram a se corresponder firmando sociedade. Mas depois da morte de Nièpce, Daguerre descobre um processo à base de vapor de mercúrio reduzindo o tempo de revelação das imagens de horas em minutos, chamado de daguerreotipia, considerado um grande avanço para a fotografia.
Imagem em calótipo
Calótipo: em 1839 o britânico William Fox Talbot realizava pesquisas com papéis fotossensíveis e enviou seus trabalhos à Royal Institution e à Royal Society garantindo que suas descobertas fossem creditadas a ele. Desenvolveu um processo, até então novo, chamado de calótipo, com papéis revestidos de cloreto de prata que em contato com outro papel produziria mais uma imagem. Este é um processo idêntico ao que se usa hoje, produzindo um negativo onde é possível fazer cópias posteriores das imagens.
Câmera da Kodak em 1888
Kodak: a partir de 1888 é que de fato a fotografia se popularizou surgindo empresas como a Kodak, abrindo portas para que todos pudessem tirar suas fotos com máquinas e os rolos de filme. Primeiramente surgindo em preto e branco e depois os filmes coloridos, com melhorias também na qualidade, no foco e na rapidez da revelação.
Mas a grande transformação na história da fotografia estava por vir no final do século XX com a digitalização. A foto digital superou todas as expectativas reduzindo custo, acelerando a produção, facilitando o armazenamento e visivelmente dando alta qualidade às imagens
Mas a grande transformação na história da fotografia estava por vir no final do século XX com a digitalização. A foto digital superou todas as expectativas reduzindo custo, acelerando a produção, facilitando o armazenamento e visivelmente dando alta qualidade às imagens
3 APLICAÇÃO GERAL
De modo geral a fotografia é aplicada como uma das formas de conhecimento do mundo, pois através dela viajamos e voltamos no tempo. Ainda nesta mesma perspectiva podemos aplicá-la de modo geral de conhecer a diversidade, assim está presente em todas as partes, e seguem épocas, tendências e estilos.
Na ampla visão de conhecimento, trabalhamos com fotografias nos trabalhos acadêmicos, como anexos, também em jornais, revistas, livros, comercias, entre outros.
4 APLICAÇÃO PEDAGÓGICA
As fotos além de serem importantes na evolução da humanidade, conseguirem romper barreiras fazendo parte assim do cotidiano escolar. No ambiente escolar a fotografia é um recurso interdisciplinar, podendo ser utilizada em diversas disciplinas.
Podemos utilizá-la na disciplina de Geografia, (os livros didáticos já aderiram a esse recurso) os alunos observam a foto e a descrevem citando aspectos geográficos, relevo, paisagem, dentre outros.
Para o aluno conhecer e constituir sua identidade é proposto em alguns livros didáticos ou pela professora a construção de um álbum onde é colocada fotos desde a gestação até a idade o mesmo se encontra, alguns momentos em família, fotos dos pais, primos, tios e amigos.
Através da fotografia comparamos o passado e o presente, paramos o passado em frações de segundos e aqueles momentos ficam eternizados para sempre.
Na defesa do nosso trabalho utilizaremos como recurso, a descrição de uma fotografia, na qual serão analisados os erros ortográficos, a concordância nominal e verbal, e em especial, a concentração do aluno ao descrever a imagem em todos os seus aspectos.
5 CONCLUSÃO
Concluímos que a fotografia é de suma importância como recurso didático, pois a mesma proporciona além do aprendizado, um momento de distração onde o aluno abusa de sua imaginação e criatividade.
Por isso o educador necessita de uma capacitação, para saber assim utilizar todos os recursos disponíveis na sociedade, para a eficácia de uma educação de qualidade.
REFERÊNCIAS
0 comentários:
Postar um comentário