Valente elabora esta temática falando sobre a importância do computador na sociedade do conhecimento. Através dos relatos nos revela a expansão destes conhecimentos adquiridos na prática pedagógica, junto ao trabalho dos professores nas escolas, vale ressaltar que a inserção dos computadores nas escolas através da internet age em um processo de desenvolvimento da prática pedagógica, assim diversificando as atividades aplicadas pelos professores.
No processo e construção do conhecimento, vivenciando a realidade do aluno, o professor pode trabalhar de forma dinamizada, seja buscar as informações, construção de projetos, blogues, etc, sendo sempre algo que desperte a curiosidade e o desejo de aprender novos conhecimentos. Ainda nesta mesma perspectiva o autor deixa de forma bem esclarecida, que o uso dessa máquina não veio para camuflar a imagem do professor e sim para auxiliar-lo, entretanto, nas salas de aula o professor deverá manejar e estabelecer relações claras por meio dos recursos das novas tecnologias provavelmente, o seu papel só sofrerá mudanças. Essas mudanças se dar justamente pela necessidade de capacitação do mesmo, para apropriar-se dos recursos oferecidos pelas novas tecnologias disponibilizadas por meio da internet.
O computador nesta construção o conhecimento, funciona como melhoramento das práticas pedagógicas, das instituições, a multidimensionalidade de que se compõem os computadores facilita o trabalho docente, pois oferece oportunidade ao professor de experimentar com seus alunos, outra forma de conhecer o mundo, apenas com acesso a um site e podem compartilhar seus aprendizados, que ao mesmo tempo podem ser divulgados instantaneamente. A integração da tecnologia nas práticas pedagógicas surge novas fronteiras para o saber do professor e do aluno, colocando ambos no processo de colaboração e ação.
Ainda falando da importância do professor como manejado do computador, afirma (Papert, 1994.76) que muitos fatos observados durante este primeiro trabalho chamaram atenção para a questão do envolvimento frente ao uso do computador por professor, como recurso pedagógico, afinal era através do professor que poderia ou não se usar o computador na escola. De acordo com Papert os professores ainda estão muitos acomodados em relação ao computador, ficam explícito que os mesmos poderiam ser os principais agentes a adotarem essa tecnologia como recurso pedagógico.
O amplo conhecimento que Valente adquiriu das que possuem laboratório de informática, fica evidente nos relatos que muitas das escolas têm-se uma visão negativa quando trata-seda aula pelo computador, os conflitos de adequação a didática pedagógica, acaba por afetar a coodernação escolar. Na ótica que norteia esta proposta de uso da informática na escola, entende-se que sua utilização de ver, ser processualmente realizada como ferramenta educacional. Dentro deste contexto esperamos que a escola junto ao corpo administrativo tivesse capacidade de exercer o seu papel de educar, não fugindo da realidade atual que seu aluno está inserido, daí surge a necessidade da escola utilizar o computador, mas para que isso ocorra de fato é necessário que a escola adote os novos paradigmas condizentes com a sua realidade. Segundo os autores Moraes (1997) e Live (1993) a missa da escola passa a ser a de atender ao aprendiz. Mudou, portanto o foco central do contexto escolar, a escola deve atender as necessidades especiais do aluno utilizando o conhecimento de forma diferente.
Conclui-se que a utilização do computador na sociedade do conhecimento torna-se bastante relevante a nós futuras pedagogas, para dar continuidade a essa formação do conhecimento, é sábia as palavras do autor nesta visão do conhecer e saber como trabalhar as diversidades das comunicações, pois o importante não é só adquirir informações, mas saber aplicá-las no nosso cotidiano de modo que possa estar contradizendo a nossa realidade.
POPERT,S. A máquina das crianças: repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre, Artes Médicas,1994.
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