O livro informática e formação de professores tratam - se de informar sobre a importância de um recurso pedagógico que deve ser bem instruído dentro da escola, que é o uso do computador dai surge à necessidade de formação para a preparação do professor, é fundamental para ao uso do computador em educação, segundo uma perspectiva critica- reflexiva.
O autor da obra relata sobre a importância das universidades aderirem ao Curso de Especializações em Informática na Educação, e cita como exemplo a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), acredita –se que esta poderá trazer contribuições não só para ao próprio curso, mas para outras atividades. Analisando os benefícios que podemos obter em relação ao conhecimento nos leva a criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo que introduzem diferentes formas de atuação e de interação entre as pessoas.
A seqüência da obra continua mostrando a necessidade do curso de especialização na educação na formação do professo reflexivo, este um desafio de encontrar o caminho que possa possibilitar de modo a garantir a eficácia na utilização dos recursos computacionais. Por isso esta obra tem por objetivos: compreender o processo deformação de professores para o uso pedagógico do computador, fazer uma analise critica de experiências já desenvolvidas sob as diferentes perspectivas observadas, e enfatizar a experiência desenvolvida na UFAL com o curso de especialização, baseando nesta analise serão traçadas as diretrizes para realização de outras atividades de formação diversificadas cujo, proposta é desenvolvê-la segundo uma abordagem constitucionista.
Sabemos que a informática na educação é uma nova ciência que em seu conceito traz a idéia de pluralidade, de inter relação entre as pessoas ainda afirma que fazer da informática na educação esta em desenvolvimento de seus argumentos , é interessante quando afirma que quanto mais nós nos voltarmos de teorias fundamentadas em visão do homem e do mundo, melhor será pra observar e analisarmos diferentes fatos.
Seguindo esta visão de conhecimentos o autor faz criticas o tecnicismo dizendo que o conhecimento hoje esta bastante fragmentada principalmente no processo educacional do qual participamos é inerente as limitações causadas pela visão de um mundo mecanicista.
Na visão construtivista o uso do computador é pautado na educação, papert (1985, 1994) denominou de construcionista sua proposta de utilização do computador considerando uma ferramenta para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento do aluno.
Com objetivo de possibilitar o uso pedagógico do computador criou a linguagem de programação logo que permite a criação de novas situações de aprendizagem. Ainda nesta perspectiva podemos diferenciar a abordagem instrucionista e construcionista, enquanto que a primeira, a melhor aprendizagem decorre do aperfeiçoamento do ensino enquanto que o construticionismo tem a meta de produzir a maior aprendizagem quando domina o ensino com ajuda dos professores.
Analisando outros autora como Dewey ( 1979: 17; 26)afirma que toda experiência em desenvolvimento faz o uso da experiência futuras. Seus princípios do sentido ao conhecimento adquirido no passado.
Na abordagem construticionista o professor possibilita aprendizagem do aluno, para que este possa construir o conhecimento dentro de um ambiente que o desafie e o motive para explorar e refletir sobre as idéias e a descoberta mas vale lembrar que muitos dos professores não tem essa capacidade de domínio de conteúdo pela informática acaba se limitando nesta área, porem o computador é empregado como ferramenta de reflexão pedagógica, pode ajudar o professor a tomar consciência de sua própria pratica e a tentar modificá-la.
Hoje sabemos que a tecnologia esta no auge do século XXI, é bem interessante esta visão que o autor tem de criar cursos de especializações da informática na educação, pois é fundamental que nós futuros pedagogos nos aperfeiçoemos nesta nova visão de mundo. Sabe se que a informática no mercado de trabalho como na área comercial tem avançado bastante, mas na educação escolar, esta acontecendo de modo lento, para acompanhar o aceleramento do pais, partindo desse pressuposto afirma mos que não somente o nosso estado mas todo o país devem seguir o exemplo que o autor cita da UFAL acreditamos que somente qualificando os professores neta área da informática educacional, pode ocorrer de fato o trabalho pedagógico que os computadores oferecem.
As idéias que o autor traz, dentre citações de outros autores como Dewey, Piaget, Freire, Parpet, etc. são de grandes contribuições ao processo de compreensão e evolução da informática. É evidente as criticas que são feitas em relação a limitação do nosso conhecimento, esta limitação causado pela visão de um mundo mecanicista, que fruto do paradigma dominante e segue o modelo da racionalidade cientifica, característica da ciência moderna,
É verídico a conscientização e estimulação da reflexão que encontramos nesta obra a originalidade que o referido escritor tem com relação a educação exercido pelo recurso pedagógico chamado computador.
ALMEIDA, M. E, A Informática Educativa Na Usina Ciência Da Ufal. Maceió, AL, Anais do II Seninfe, NIES/UFAL, 1991
DEWEY, J., Experiência e Educação. 3ª Ed., São Paulo, Cia Ed. Nacional, 1979
1 comentários:
Material avaliado.
Prof. Joas M Santos
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